10 março, 2011

Histórico do Grupo Amigos Canção Nova de Salvador




Amor fraterno, gratuito, como Jesus nos amou e ama.
Mesmo distante o coração está unido num mesmo propósito: amar, amar e amar incondicionalmente.
Ir até os confins do mundo em buscas das ovelhas perdidas.
Gotas de suor podem ser derramadas, mas o élan de fazer Jesus conhecido suaviza a fadiga.
Olhar pro irmão com empatia e está sempre de mãos estendidas.


Ser AMIGO é entender que a nossa amizade é uma conquista contínua como Jesus conquistou os discípulos ao ponto de lhes dizer: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu pai.” (João 15, 15).



HISTÓRICO

A Bahia teve a graça de conviver com a Comunidade Canção Nova, sendo o território que acolheu a sua primeira casa de missão, na pequena cidade de São Gonçalo dos Campos, situada a mais ou menos 105 Km da capital. Foi nesta cidade que saíram missionários consagrados para viver o carisma Canção Nova em sua plenitude, a exemplo de Ritinha, Vanúsia, Dona Romilda, Pe. José Augusto e outros.
Como o Senhor nos ensina que os talentos devem se multiplicar, não devendo, portanto, serem sufocados pela pessoa que teve a graça de recebê-los, o carisma Canção Nova ultrapassou os limites da cidade de São Gonçalo dos Campos, através dos acampamentos e das palestras, muitas vezes ministradas pelo Monsenhor Jonas Abib, que com certeza fez suas as palavras do profeta Isaías: “(...) ouvi então a voz do Senhor que dizia: quem enviarei eu? E quem irá por nós? – Eis-me aqui, disse eu, envia-me”. (cap. 6, v. 8)
Graças a sua entrega incondicional, outras cidades baianas como Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista e Salvador tiveram a oportunidade de serem evangelizadas através do Carisma Canção Nova.
O Grupo de Amigos Canção Nova de Salvador foi criado para difundir Jesus através do Carisma Canção Nova, oferecendo a esta cidade a oportunidade da evangelização através da pedagogia que o Senhor infundiu no Monsenhor Jonas Abib ao lhe delegar a missão de salvar almas pelos confins do mundo. É, portanto, uma resposta, uma contribuição e uma forma de aproveitar os talentos daqueles que trazem em seu coração: o amor, o carinho e o desejo de resgatar almas para Deus, através da proposta Canção Nova.
A Bahia guarda uma riqueza de talentos que não fogem do olhar de Deus. Ele constituiu para ser explorado no seu projeto de salvação. São tesouros que o Senhor vai polindo e transformando em instrumentos de evangelização. Foi o que aconteceu com o Padre José Augusto, Ritinha, Vanusia, Dona Romilda, Salete Ferreira e outros, que se deixaram conduzir por Deus, fazendo multiplicar os dons a eles confiados, através da comunidade Canção Nova.
E, assim, D. Araildes, mãe de Salete Ferreira, uma senhora de oração, acolheu os irmãos da comunidade Canção Nova, em Salvador, abraçando também o Carisma. Mesmo após o encerramento da missão de São Gonçalo dos Campos e os programas da rádio, em Salvador, deixaram de ir ao ar, ela permaneceu na fidelidade à comunidade, onde formou um grupo de oração e evangelização, não permitindo que a semente morresse com o tempo.
D. Araildes se reunia com algumas irmãs, no bairro da Barra, e, em Lauro de Freitas-Ba, outro grupo se reuniam para orar, inspiradas pelo carisma Canção Nova. Esses grupos tinham em seus corações o desejo de fundar um grupo de Amigos Canção Nova. Em 2009, por ação do Espírito Santo, houve o contato entre ambos que resolveram se unir e formar um único grupo.
Em oportunidade, foi enviada uma carta ao administrador Eto, manifestando o desejo de fundar o grupo de Amigos em Salvador. Em resposta, fez algumas recomendações e enviou o missionário Paulo Azadinho, em outubro de 2009, para orientar o grupo. Reunidos na casa de D. Ana Rosa, com a presença de Dom Josafá Menezes, bispo auxiliar de Salvador, Paulo deu algumas instruções. O bispo foi ouvido e deu também algumas sugestões quanto ao local das reuniões do grupo, sugerindo que, provisoriamente, o grupo se encontrasse na igreja de São Raimundo, onde tem adoração perene.
Foi para grupo uma confirmação de Deus que o Carisma Canção Nova fosse difundido em Salvador, assumindo o compromisso de ajudar no serviço da evangelização, iniciando o Grupo de Amigos Canção Nova, levando as pessoas a viverem a experiência com Jesus a partir da adoração ao Santíssimo Sacramento do altar, conduzindo a uma vida de santidade, uma vez que confirma as palavras do Monsenhor Jonas: “ou santos, ou nada”. Neste mundo para se libertar das facilidades que ele oferece, para ser santo é preciso adorar, adorar e adorar Jesus. A partir de então, o grupo passou a se reunir na Igreja de São Raimundo, aos sábados, à tarde, em novembro de 2009.
Por obediência ao Espírito Santo, em janeiro de 2011, o grupo passou a se reunir na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Imbuí, ampliando as atividades evangelizadoras, com a Missa da Misericórdia, uma vez por mês; formação, quinzenalmente e pregação com a meditação da Palavra todos os sábados às 15h.
Deus constituiu a Canção Nova para resgatar as almas através dos meios de comunicação que, gradativamente, Ele foi dando a comunidade, como as palestras em K7, o rádio, televisão e internet, fazendo a sua mensagem chegar aos confins da terra. Foi assim que São Gonçalo dos Campos, Vitória da Conquista e Itabuna, na Bahia, tiveram a graça de conhecer e  acolher o carisma Canção Nova, e assim suscitar novas vocações.
Como nem todos são chamados a viver na comunidade numa vida consagrada, seja ela vida ou aliança, mas de uma forma ou de outra se identifica com o propósito e carisma da Canção Nova, nasceu do coração de Deus e do Monsenhor Jonas os Amigos, para que pudessem evangelizar através do carisma Canção Nova, sobretudo fazer Jesus ser reconhecido nos locais onde não há uma casa de missão.
Salvador é uma cidade que tem um sincretismo religioso muito forte, e por conta disso, muitos fiéis foram desviados da igreja e andam como que ovelhas sem pastor, “a mercê de suas idéias frívolas. (...)”. E ainda “entregues à prática apaixonada de toda espécie de impureza” (Efésios 4, 17-19).
Dessa forma o GACNS justifica-se por suprir essa necessidade de evangelizar Salvador e adjacências, contribuindo com o projeto de salvação delegado por Deus à comunidade Canção Nova, através da união daqueles que se identificam com o carisma e carrega dentro de si o chamado e a docilidade de fazer a vontade do Pai em salvar almas.
O Grupo de Amigos CN junto com os primeiros consagrados da Comunidade Canção Nova de Salvador, na pertença de aliança (Jerusa, Lêda e Cida) representam a Canção Nova em Salvador, assumindo a missão evangelizadora para que o Reino de Deus se faça conhecido através do seu Carisma, “Formando homens novos para o mundo novo”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário