12 março, 2011

Formação

12.03.2011

QUARESMA

 A Igreja católica tem uma riqueza de motivações para manter os fiéis firmes e encorajados no caminho da salvação. Essas motivações são os ciclos ou períodos propostos para vivenciarmos a imensidão do Amor de Deus por cada um de nós, aprofundarmos no conhecimento da Palavra e entendermos o que Deus quer de cada um de nós.
Dentre as motivações, encontra-se a quaresma. Período que se inicia na quarta-feira de cinzas, após o carnaval – festa da carne -  se estendendo até a quinta-feira santa. 

O QUE É A QUARESMA?
A palavra Quaresma deriva do latim que significa quadragésima. na religião designa os dias que antecedem a Páscoa de Jesus. Na Bíblia, a duração da Quaresma está baseada no símbolo. Nela, são relatadas as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

A PROPOSTA DA IGREJA
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Isso não significa que devemos fazer essa prática somente neste período. É um período favorável para refletirmos, fazer um exame de consciência, enfim, fazer um retiro para ouvir o Senhor.  MONSENHOR JONAS

 ABIB E A QUARESMA
*A Quaresma é tempo de oportunidade
*Caminho de crescimento espiritual
*Esforço para não sermos desclassificados

ADVERTÊNCIA: Devemos ter em mente que a vida de oração, tal como a penitência e a caridade devem ser uma constância diária em nossas vidas, principalmente na prática do bem, como sugere o santo Pe. Pio, dizendo ao Pai: “estou caminhando, Senhor, caindo e levantando, quero chegar ao céu, carregando a minha cruz, todos os dias, sem cessar, sem vacilar, sem virar as constas para o meu irmão”.
Uma santa quaresma para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário