09 março, 2011

Quaresma



QUARESMA: uma oportunidade que a igreja nos oferece para refletirmos quanto à nossa conduta diante de Jesus Cristo.
Que caminho escolhemos? O da vida ou da morte?
O Senhor nos deu essa duas opções e nos orientou a escolher a vida para que vivamos (Deut. 30,19). No entanto, insistimos em não Lhe escutar e teimosamente, escolhemos o caminho da morte.
Irmãos, chegou mais uma vez a Quaresma. Vamos mudar de caminho? Ir pelo caminho que nos traz a felicidade eterna?.
É simples: basta que façamos o caminho da penitência, carregando nossa cruz, sem murmuração. Está pesada? Para torná-la leve façamos uma boa confissão. Ainda está pesada? Sejamos caridosos, amemos nossos irmãos. Continua pesada? Jejuemos uma vez por semana. Já que estamos na quaresma, que tal abstinência daquilo que esta tornando um vício em nossa vida? Ah! Continua pesada? Experimentemos rezar o terço todos os dias, pois nossa mãezinha e a nossa grande intercessora e vai pedir a Jesus que nos ajude, nos dê uma Força! Como estamos na Quaresma, meditemos os mistérios dolorosos que nos faz relembrar os últimos momento de Jesus encarnado, da hora em que Ele suou sangue de tamanha agonia que sentiu até o suspiro final no alto da Cruz.
E para entrar com todo gás no ritmo na Quaresma, tem também o retiro popular, com uma motivação espiritual de Dom Alberto Tavares Corrêa, para todos o 40 dias. Ele nos leva a fazer uma excelente reflexão sobre o preço que Jesus pagou para resgatar as nossas vidas. Sim, resgatar, pois estávamos todos condenados a morte por causa do pecado original.
ELE não merece uma boa retribuição de nossa parte? E como merece! Mas como é que estamos retribuindo? Chamando-O de Senhor, Senhor e dando as costas para os nossos irmãos necessitados? Fugindo do nosso compromisso com a igreja? Cobiçando e idolatrando as coisas que esse mundo nos oferece?
Jesus, o nosso Salvador, merece uma resposta concreta. E esse é o tempo favorável. Vamos lá! Oremos juntos:
Senhor, há muito tempo que quero Te dar uma resposta, sendo fiel ao compromisso que fiz no sacramento do crisma, mas volta e meio eu tropeço nas bonanças que esse mundo oferece e caio, me desvio de Te.
Hoje, Senhor, primeiro dia da Quaresma, quero voltar os meus olhos, meus ouvidos, minha boca e o meu coração para a Tua cruz, e nela amar, contemplar, ouvir, e pedir perdão por não reconhecer a Tua redenção por minha causa, e me arrepender de todas as vezes que Te magoei com a minha insensatez.
Senhor, assumo neste dia, o compromisso de não passar por esse tempo quaresmal sem fazer uma boa confissão , e assim, me reconciliar conTigo. Pois Tu és meu Amigo. O sentido maior da minha vida. PERDÃO, SENHOR!

Maria Jerusa de Jesus Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário